Campanha do Guaraná Antarctica com Neymar vai para o Conar
A
Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou requerimento que pleiteia junto
ao Conar e
à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, providências para que o comercial do Guaraná
Antarctica, no qual Neymar aparece fazendo pegadinhas com estrangeiros, saia do
ar.
O
Deputado Marcos Rogério (PDT-RO) entende que a campanha promove o bullying.
No
requerimento os membros da comissão solicitam que o Conar oriente as empresas
para que evitem campanhas que violem os princípios da dignidade humana.
A
campanha em xeque é chamada “Papelzinho”, na qual Neymar aparece ensinando
amigos estrangeiros a pedir a bebida no Brasil entregando-lhes um papel no qual
na verdade está escrito coisas do tipo: “sou um cão chupando manga”.
A
Ambev informou em nota que não teve intenção de ofender turistas ou discriminar
quem quer que seja, e que a campanha já saiu do ar no dia 11 deste mês, pois uma
nova campanha seria lançada.
Segundo
o Conar, o processo pode levar até 40 dias para ser julgado. O órgão disse
ainda que este não é o único caso considerado uma ofensa aos estrangeiros.
Desde
27 de fevereiro, o filme “musical”, parte da campanha do Posto Ipiranga, está
sendo analisado pelo Conselho tendo em vista várias denúncias de que a
propaganda ofende os italianos.
Confira
a notícia no site da Exame.