Campanha do Guaraná Antarctica com Neymar vai para o Conar


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou requerimento que pleiteia junto ao Conar e à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, providências para que o comercial do Guaraná Antarctica, no qual Neymar aparece fazendo pegadinhas com estrangeiros, saia do ar.

O Deputado Marcos Rogério (PDT-RO) entende que a campanha promove o bullying.

No requerimento os membros da comissão solicitam que o Conar oriente as empresas para que evitem campanhas que violem os princípios da dignidade humana.

A campanha em xeque é chamada “Papelzinho”, na qual Neymar aparece ensinando amigos estrangeiros a pedir a bebida no Brasil entregando-lhes um papel no qual na verdade está escrito coisas do tipo: “sou um cão chupando manga”.

A Ambev informou em nota que não teve intenção de ofender turistas ou discriminar quem quer que seja, e que a campanha já saiu do ar no dia 11 deste mês, pois uma nova campanha seria lançada.

Segundo o Conar, o processo pode levar até 40 dias para ser julgado. O órgão disse ainda que este não é o único caso considerado uma ofensa aos estrangeiros.

Desde 27 de fevereiro, o filme “musical”, parte da campanha do Posto Ipiranga, está sendo analisado pelo Conselho tendo em vista várias denúncias de que a propaganda ofende os italianos.

Confira a notícia no site da Exame.

Dra. Valéria Barini De Santis. Advogada empresarial desde 1999, é responsável pela
área de Direito Publicitário do escritório Barini De Santis Advogados, consultora jurídica
da APP CAMPINAS - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas, membro
da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Industrial e professora universitária.
Possui mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,
especialização em Direito da Propriedade Imaterial pela Escola Superior de Advocacia da
OAB/SP e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo.

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