Novas disputas envolvendo o direito de uso do nome ou imagens da seleção brasileira de futebol
Conforme
já mencionamos em outro texto, as campanhas que envolvam o tema Copa do Mundo
2014 merecem cuidados especiais, notadamente quando há a intenção de envolver a
seleção brasileira de futebol.
Os
direitos de propriedade sobre o time pertencem à CBF e apenas os patrocinadores
da seleção podem veicular campanhas que estabeleçam relação com a mesma.
Corroborando
nosso alerta, notícias desta última semana dão conta de que o Departamento
Jurídico da entidade tem trabalhado bastante.
Desde
2013, foram cerca de 35 notificações a empresas que estariam usando imagens dos
jogadores da selação sem a devida autorização.
A
polêmica da vez envolve as companhias aéreas TAM e GOL. Isso porque a TAM está
veiculando campanha na qual afirma que irá trazer nossos craques de volta para
casa e a GOL que investiu cerca de R$ 17 milhões em patrocínio no último ano,
ofereceu denúncia ao CONAR requerendo que a campanha fosse tirada do ar. A liminar foi negada e o julgamento deverá
ocorrer em maio.
Outros
casos envolvem a Adidas e a Nike, pois aquela lançou uniformes de alguns clubes
com as cores verde e amarelo, sendo que a Nike que é a empresa patrocinadora da
seleção. Outro caso envolve a Hyudai e a Volkswagen, caso já noticiado por nós.