Campanha que utiliza imagem do Cristo Redentor não é bem vista pela Arquidiocese do Rio de Janeiro
Nessa
semana a casa de apostas inglesa Ladbrokes lançou campanha publicitária, criada
pela McCann de Copenhagen, que envolve a imagem do grande cartão postal do Rio
de Janeiro, o Cristo Redentor, vestindo uma camisa de futebol e com a cabeça
coberta.
A
imagem faz alusão ao Cristo comemorando um gol.
Em
que pese a genialidade de associar futebol e religião, instituições que para
muitos brasileiros de fato se confundem, a campanha não foi bem aceita pela
Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A
Arquidiocese vê o filme como desrespeitoso e provocativo, uma vez que a
utilização da imagem do monumento ocorreu sem autorização.
Se
engana quem pensa que a imagem do monumento pode ser utilizada em campanhas com
finalidades comerciais sem a necessidade de autorização de quem detém os
direitos materiais e intelectuais sobre o mesmo.
Sim!
A imagem do Cristo Redentor não é de domínio público. Os direitos materiais e
intelectuais sobre o monumento pertencem à Arquidiocese do Rio de Janeiro e
qualquer envolvimento de sua imagem em campanhas deve ser previamente
autorizado pela entidade.
Fato
é que a Arquidiocese não gostou da associação feita pela campanha entre futebol
e Cristo Redentor e disse que vai à Justiça para proibir o uso desautorizado da
imagem, tirar a campanha do ar e requerer indenização, uma vez que tal uso fere
os direitos morais de autor.
Cabe
lembrar que o uso de outros pontos turísticos em campanhas, como o Estádio do
Maracanã, necessita de prévia autorização daquele que detém os direitos
materiais e intelectuais sobre o ponto.
O
uso desautorizado pode levar o caso à Justiça e o infrator ser condenado ao
pagamento de indenização por perdas e danos materiais e morais.
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