CBF vai à justiça contra Johnson & Johnson
Já
relatamos em outros posts que a CBF defende o uso de imagem da seleção
brasileira de forma contundente.
Ser
patrocinadora da Copa 2014 não confere à dada empresa o direito de uso da
imagem da seleção brasileira e de seus jogadores. Isso inclui símbolos, nome,
enfim, tudo que possa lembrar a seleção.
Já
dissemos que os direitos sobre à seleção brasileira de futebol pertencem à CBF
que usa de todos os meios que dispõe para evitar o marketing de emboscada que
algumas empresas insistem em praticar
Desta
vez é a empresa Johnson & Johnson que está na mira da confederação.
A
entidade acionou a Johnson & Johnson judicialmente tendo em vista campanhas
publicitárias as quais a CBF entende que remetem à seleção brasileira.
Segundo
informações da Folha de S. Paulo, a CBF requer indenização de R$1 milhão.
Em
que pese a Johnson & Johnson ser patrocinadora do mundial, isso não lhe
confere direitos sobre a seleção brasileira.
A
patrocinadora da CBF para o mesmo segmento de atuação da Johnson & Johnson
é a Gillette, da Procter & Gamble. Assim, somente esta última poderia fazer
campanhas envolvendo a seleção.
Questionada,
a Johnson & Johnson informou por meio de comunicado oficial que só utilizou
atributos de domínio público, como as cores da bandeira nacional e que vai se
defender judicialmente.
Já
a CBF ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Confira as matérias a respeito no site do Meio & Mensagem e da Folha.