Publicidade infantil volta a ser destaque próximo ao dia das crianças
Dessa vez o Idec
(Instituo Brasileiro de Defesa do Consumidor) se manifestou em apoio à campanha
do Instituto Alana.
A campanha é a
#AnunciaPraMim e incentiva o envio de cartas às empresas que seguem fazendo
publicidade dirigida à criança.
Os consumidores poderão
acessar o site: www.anunciapramim.com informar seus dados (que
não serão divulgados) e dizer qual empresa acha que violou a lei.
Uma carta será enviada à
empresa requerendo que ela dirija sua publicidade aos adultos.
Os consumidores poderão
acompanhar no site a relação de empresas que estão recebendo mais cartas.
Em que pese muito ter se
questionado sobre a Resolução 163 do Conanda (divulgada em março deste ano),
certo é que o Idec se posicionou no sentido de que tal resolução esclarece e
reforça o que já vem previsto no CDC quanto à publicidade abusiva, razão pela
qual vale a pena ficar ainda mais atendo no que se refere à publicidade de
produtos infantis.
A campanha do Instituto
Alana conta ainda com o apoio de outras instituições como Akatu, Idec,
Proteste, ACT+, Milc (Movimento Infância Livre de Consumismo), Rebrinc (Rede
Brasileira Infância e Consumo), Conectas Direitos Humanos e Intervozes.
Confira o tema no site do Idec.