Marketing de oportunidade


Aproveitando o comentadíssimo fato de um Juiz Federal do Rio de Janeiro ter sido flagrado ao volante do veículo de propriedade do notório Eike Batista, a Agência 11:21 criou um anúncio de oportunidade para uma concessionária da Mercedes, cujo título é “Como dar uma voltinha num carrão que ainda não é seu”.




Devido à rapidez com que anúncios de oportunidade são criados e divulgados, falhas jurídicas podem ocorrer, como, por exemplo, a citação indireta a uma pessoa ou personagem que esteja no centro do assunto, uso de um nome ou da imagem de alguém sem a respectiva autorização e/ou contrapartida financeira.

Outro ponto a se observar é quanto a existência de textos de duplo sentido ou, ainda, a existência de um conteúdo que possa soar como desrespeito ou ofensivo a alguém.

O anúncio deverá ser visto por muitos consumidores e, inevitavelmente, sofrerá várias interpretações distintas, podendo ensejar demandas questionando o seu conteúdo e/ou a obrigação de indenizar os envolvidos.


Dra. Valéria Barini De Santis. Advogada empresarial desde 1999, é responsável pela
área de Direito Publicitário do escritório Barini De Santis Advogados, consultora jurídica
da APP CAMPINAS - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas, membro
da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Industrial e professora universitária.
Possui mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,
especialização em Direito da Propriedade Imaterial pela Escola Superior de Advocacia da
OAB/SP e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo.

2014 © Barini De Santis