Sadia, Seara e, agora, Perdigão: o assunto da vez é o presunto
Nas últimas semanas, Sadia e Seara travaram uma
disputa em torno do “S”, seria “S” de saudável, de Seara ou de Sadia? E qual é
a dona do melhor presunto?
A disputa começou quando a Seara lançou uma
campanha na qual duas crianças pedem ao vendedor o presunto da marca que
“começa com S” e “termina com A”, uma que teria menos sódio.
A Sadia tentou suspender o comercial da Seara, tendo obtido liminar no
Tribunal de Justiça de São Paulo, no dia 08, para que a Seara, da JBS Foods,
retirasse do ar a campanha. O embasamento para deferimento da liminar foi
que, em que pese a comparação feita pela Seara não ser pejorativa, se baseia no
sucesso da marca Sadia.
A Sadia alega que a Seara quer “confundir o consumidor” ao tentar se
“valer dos famosos slogans da Sadia”, que inúmeras vezes usaram o “S” como tema.
A Sadia também entrou com representação contra a campanha no Conselho Nacional
de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Entretanto, a Seara conseguiu suspender a
liminar obtida pela Sadia e a campanha voltou a ser veiculada. O embasamento
dessa vez foi que "a publicidade comparativa é
admitida, pois é um princípio de livre concorrência, salvo abusos."
(Carlos Melo, relator do Efeito Suspensivo).
Para não perder a oportunidade, a Perdigão,
que também é uma marca da BRF (dona da Sadia), comprou a briga em torno do “S”
e lançou campanha com a mesma tática da Seara cutucando a concorrente.
O vídeo é protagonizado por Luciano Huck e Angélica e estreou no último
final de semana com o slogan “evite surpresa, vai na certeza" destacando
que o presunto Perdigão voltou com menos gordura e mais proteína.
Fato é que as marcas estão usando da campanha comparativa, ainda que a
comparação esteja sutilmente embutida nos filmes.
A comparação entre as marcas é permitida desde que não tenha sentido
pejorativo, bem como, tenha embasamento em pesquisas oficiais sobre o tema
comparado.
Convém relembrar que a Seara também pediu, através de denúncia ao CONAR,
a suspensão de uma campanha da Sadia.
Na campanha da Sadia na qual o "atendente gato" servia alimentos no mercado para mulheres encantadas com sua beleza, havia frases com adjetivos como "melhor", "inigualável" e "incomparável".
A denúncia formulada pela Seara embasou-se no fato de que a campanha comparativa da Sadia não estava amparada por pesquisas oficiais sobre o assunto.
O CONAR acatou a denúncia e notificou a Sadia para que alterasse a sua
campanha, a decisão aconteceu na reunião do órgão de 02 de julho.
Diante dessa decisão, seria óbvio prever que a Sadia ficaria mais atenta
às campanhas da Seara, e vice versa, para tomar medidas contra as mesmas.
Nesse clima de comparação e disputa, seguiremos acompanhando até o desfecho final.