A polêmica do digital com “U”
Nos últimos
dias a campanha idealizada pela África para o Banco Itaú gerou grande polêmica
ao trabalhar o conceito de que o Itaú é um banco digital, brincando com a
palavra digital, que grafou propositalmente com ‘u’ no intuito de reforçar a ideia de que o banco
atua fortemente nas plataformas digitais.
Nas peças são
reforçadas as funcionalidades do aplicativo do banco que, segundo noticiou-se, registrou
1,6 bilhão de transações entre janeiro e setembro de 2015.
Além do
vídeo veiculado na TV, que estreou na noite do último dia 14, a campanha foi
apresentada em anúncios de mídia impressa, peças de mídia exterior, rádio,
cinema e também nas mídias digitais.
O Conar
recebeu 15 reclamações de consumidores, no sentido de que o título da campanha
faria com que crianças entendessem que digital se escreve com “U” e não com
“L”. Diante das reclamações, o Conar abriu, no dia 26/01, processo para apurar
eventual infração ética na campanha “DIGITAU”.
A abertura
do processo repercutiu muito e levou o Itaú, em resposta, a lançar um vídeo
para explicar o conceito de comunicação e aquilo que estaria denominando “digitau”,
com ‘u’.
No filme, o
Itaú esclarece que “digital com u” se refere aos serviços online
disponibilizados pelo banco aos seus clientes, tais como pagar contas por meio
de fotos e transferir dinheiro por mensagens.
O Conar deverá
julgar a peça criada pela África no início de março.
Acreditamos
que a polêmica se fez, em grande parte, devido à presença de crianças nas
peças, especialmente no VT em que aparecem cantando o jingle que reforça o
“digitau”. Alguns devem ter se perguntaram se esse conteúdo não seria algo
capaz de desinformar o público, especialmente as crianças.
Nos parece que se as crianças não estivessem tão fortemente
representadas nas peças, a repercussão poderia ter sido menos negativa, mas a
sua presença atraia a atenção do público infantil e, consequentemente, pode
trazer esse tipo de preocupação e repercussão entre pais e educadores.
Confira a 'resposta' do Itaú à polêmica em torno de seus anúncios:
0 comentários:
Postar um comentário